quarta-feira, 9 de maio de 2012

Vive La Différence! Uma viagem à França...





Ontem, fizemos uma viagem inesquecível à charmosa e chiquérrima França ao som de Louis Armstrog com La Vie en Rose

Não tô dizendo?? O negócio foi fino mesmo! 

Agora vamos conhecer um pouquinho mais da França. 
A França é o maior país da Europa Ocidental, com cerca  de 60 milhões de habitantes e, no entanto, o país é um pouco menor do que o estado de Minas Gerais.
Em sua estória nota-se uma incrível sucessão de povos, que deixaram a sua marca: uma grande miscigenação racial e diversidade cultural.
Os franceses são um povo profundamente civilizado. É praticamente impossível visitar a França e não ter contato com a cortesia, o decoro e as boas maneiras do seu povo, a não ser, infelizmente, no trânsito. Mas afinal de contas ninguém é perfeito né gente? Rs.
Os franceses são extremamente orgulhosos de sua rica herança cultural, intelectual e artistas são ouvidos e reverenciados. Vários políticos são escritores.




O CAFÉ NA FRANÇA


As cafeterias se desenvolveram na Europa durante o século XVII enquanto florescia o iluminismo e se planejava a revolução francesa. Durante tardes inteiras, jovens reuniam-se em torno de várias xícaras de café, discutindo o destino das nações, declamando poemas, lendo livros e ouvindo músicas. 
Muito chique né gente??? Nossa, como eu gostaria de fazer uma viagem no tempo só para sentir a energia dessa produção intelectual no ar...ai ai ai, quem me déra!


CAFÉ COM CHICÓRIA


Um curioso e antigo costume de se tomar café na França é o Chicorée - café, que é uma bebida à base de raízes de chicória. Elas são arrancadas no outono, são secas e torradas e logo em seguida são moídas e misturadas com malte para melhorar o seu sabor e então são incorporadas ao café.


Degustamos dois cafés franceses especiais:


- O Café Errel que foi harmonizado com crème de fromage com calda de amoras...hummm!


- E o Café Lór que foi harmonizado com deliciosas madeleines que iríam fazer Marcel Proust, autor do livro Em Busca do Tempo perdido"babar"de inveja mesmo!




Ahhh...ficou interessado(a) na nossa viagem? Quer ver fotinhas do nosso encontro? É fácil, fácil, é só acessar no link abaixo:




Um beijo e até a próxima viagem!

Um comentário:

  1. Gente, estou boquiaberta com o capricho da Miriam! Quanto bom gosto! Impecável! Você tem muito potencial, amiga! Fico imaginando o que vai preparar para as próximas reuniões da Confraria!
    E a parte da harmonização... Hummmm... Tô babando até agora! Assim você me mata Bechepeche!
    Tudo tão lindo e certamente delicioso!
    Magalhães, você também está de parabéns! As fotos estão ótimas... O blog também ficou jóia!
    Saudades de todas vocês!
    Beijo grande. Fiquem com Deus.
    Estarei aguardando notícias da próxima Confraria.
    Rê Marques

    ResponderExcluir