sábado, 5 de maio de 2012

Café Expresso - Abril 2012



Em nosso encontro de Abril nos aprofundamos um pouco mais sobre uma das formas mais tradicionais hoje em dia de saborear um bom café: o café expresso e o harmonizamos com brigadeiros...nem preciso dizer que foi o must! 
Vale a pena provarem pois fica bommmm demais!


Café Expresso - é uma palavra italiana que significa "preparado sob pressão no momento do pedido". 
O café expresso possui aspecto inconfundível, intenso perfume, aroma rico e forte e corpo estruturado e  deve persistir no paladar. A extração dura em torno de 25 a 30 segundos e é feito com água que varia entre as temperaturas de 88 a 95 graus, a uma pressão de 9 bar. Na xícara o volume oscila de 25 a 50 ml.
O método do café expresso é o que melhor preserva as características da matéria prima, pois possibilita a extração  dos óleos aromáticos e de outras substâncias, o que não é possível de outro modo. O grão é moído na hora pela máquina e acondicionado em um filtro, pelo qual passa a água pressurizada. Um expresso deve sempre reunir o frescor e o aroma de um café recém-moído. A rica camada de creme do expresso tem duas funções: preservar o aroma da bebida e conservar a sua temperatura. Visualmente a crema correta de um expresso deve ser de cor avelã. Deve também ser densa e lisa, além de duradoura; uma crema espessa e que dura na xícara é o sinal mais importantes de que a bebida foi bem tirada.
Que tal um café expresso agora, heim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário