sábado, 5 de maio de 2012

Carmo de Minas - O Café mais premiado do Brasil - Março 2012




Carmo de Minas é um pequeno município do sul de Minas Gerais, situado na Serra da Mantiqueira. Lá todos os anos, produtores são premiados e reconhecidos pela produção de grãos nobres. Parte desse sucesso é presente da natureza, que forneceu solo e clima perfeitos para o cultivo, mas dedicação e paixão atravessam geração de produtores. Algumas características únicas encontradas nos cafés especiais de Carmo de Minas e micro região são: cafés equilibrados e balanceados, com sabores complexos. Cafés encorpados e com doçura elevada.
A parti do ano de 2000, Carmo de Minas destacou-se como região mais premiada do Brasil. No Cup of Excellence, principal concursso que premia cafés especiais, o município é destaque de 2003 a 2008 os cafés da região, estão sempre presentes nos três primeiros lugares do Cup e tomaram grande parte na lista  dos 30 melhores.
A micro região da Serra da Mantiqueira conquistou em 2011a Indicação de Procedência (IP), que guarda a relação com o nome geográfico da região, ou seja, liga a Serra da Mantiqueira ao sinônimo de bons cafés, que é o caso do café do Cerrado Mineiro. A região quer agora conquistar a Denominação de Origem (DO), que é uma espécie de patente, selo de qualidade do produto, mas que também leva em consideração os cuidados dos homens no cultivo do café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário